Vivências



As vivências são sempre um marco nos encontros de Ciências Sociais. É o momento de conhecermos a cultura local e um pouco da história da cidade-sede.

No I ERECS Nordeste - Maranhão, três vivências serão oferecidas, todas diretamente ligadas com aspectos sócio-culturais da Ilha de São Luís, que abriga, além da capital, os municípios de  Paço do Lumiar, Raposa e São José de Ribamar.  

1- Centro Histórico de São Luís


Entre ruas de pedra, praças, becos e escadarias, muito para se ver: casarões azulejados, mirantes, portais, sacadas, igrejas, fontes e monumentos. Passeando pelas antigas ruas de São Luís, o visitante se deparará com vários casarios que marcam a história da capital do Maranhão: Edifício São Luís, conhecido como o casarão de maior fachada de azulejos portugueses da América Latina, Escola Técnica do Centro Caixeiral, a primeira escola para mulheres da cidade e Casa Nobre de D. Ana Jansen. A Casa das Tulhas é um mercado situado no centro da Praia Grande, onde é comercializado o artesanato maranhense, restaurantes populares, entre outros produtos. 

2- São José de Ribamar


A cidade fica a 32 quilômetros de São Luís e tem atrativos como praias, comidas deliciosas à base de frutos do mar (destaque para o tradicional peixe-pedra frito) e histórias, girando em torno da figura do santo padroeiro - São José. Segundo a lenda, a igreja da cidade teria desabado duas vezes até ser construída de frente para o mar, como era o desejo do Santo. Em setembro, uma grande festa em homenagem ao padroeiro acontece no período da lua cheia, atraindo milhares e fiéis àquela cidade.

3- Raposa



A cidade de Raposa apresenta um conjunto urbanístico de casas de madeira, tipo palafita, que apesar da simplicidade da construção, ganha valor patrimonial e cultural, porque está associado a um tempo passado e a atrações naturais, que oportunizam o ecoturismo, turismo de sol e mar e turismo de negócio, baseado no artesanato de rendas e venda de produtos marítimos. É impossível não notar o esplendor natural da zona do cais com seu píer de atracação onde ficam os coloridos barcos de pesca, que, segundo os que por ali visitam, pode-se apreciar um entardecer fantástico. Na outra margem, a virgem e paradisíaca Praia de Carimã, considerada uma das mais bonitas da ilha de São Luís, repleta de dunas e lagoas, com extensão de aproximadamente, 15 km. Outros passeios são as Trilhas de Itaputíua e Pirimirim-Pucal.

@ERECSnordeste

Quem faz o ERECS